Ensino Fundamental

Um jeito simples e fácil de aprender a tabuada - trabalho 3ºano-ProfªLeo.




PROJETO DE HISTÓRIA - 7ºANO B
Professora: Celuderes
Maio/2015
Idade Média: Identificar as relações sociopolíticas e econômicas no Feudalismo
Apresentação: maquete




PROJETO INTERDISCIPLINAR
Professores realizaram em conjunto uma ação integradora onde reuniram em um mesmo tema diferentes áreas do conhecimento. O projeto visa valorizar as raízes de origem da comunidade integrando diversos seguimentos de cada área.
Tema: Lajeado Grande: ultrapassando limites.
Problema: Até que ponto conhecemos as nossas origens e raízes, e percebemos os valores que agregam a nossa cultura? 
Justificativa:
            O município de São Francisco de Paula é um dos maiores municípios do estado do Rio Grande do Sul. Em geral, os distritos possuem grandes riquezas naturais e culturais. O distrito de Lajeado Grande nos últimos anos vem investindo cada vez mais no turismo a fim de explorar esses recursos. Porém, a população explora de forma inadequada, pouco valorizando o local.
            Esse projeto quer buscar a história da própria origem visando integrar as pessoas, realizando o resgate histórico da sua comunidade, valorizando o conhecimento do que é nosso. Além dos motivos que envolvem o Patrimônio Histórico, a Paisagem Urbana e o Nativismo, outras criações fazem parte desse trabalho. Trata-se de temas compatíveis com propostas direcionadas para a participação integradora em múltiplas áreas, para a construção do conhecimento.
            Na área de Geografia que é uma ciência comprometida em tornar o mundo compreensível, explicável e passível de transformações pelas sociedades, por conseguinte, buscar levar os alunos a compreender melhor a realidade na qual estão inseridos, possibilitando que nela interfiram de maneira consciente e propositiva. O estudo do espaço geográfico pressupõe a compreensão da dinâmica da sociedade, que nele vive e o (re) produz constantemente, e da dinâmica da natureza, fonte primeira de todo real e permanentemente apropriada e modificada pela ação do homem.

            Na área de História, é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. Analisando os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura e civilização, fazendo uma investigação do passado para obter o conhecido histórico.
            Na área de Matemática, segundo Papert  (1980):
“o ensino da Matemática, tradicionalmente feito nas instituições escolares, é um processo que faz a criança “esquecer a experiência natural da matemática a fim de aprender um novo conjunto de regras”(p.243). Carraher (1989) também caracteriza a matemática escolar como não sendo significativa para o estudante, mas sim, uma atividade institucional cujo objetivo é que o sujeito realize a tarefa definida pelo professor , saia-se bem em um exame, aprendendo assim a matemática”.
            Interagindo com o conhecimento prévio do aluno, podemos agregar as sugestões  de exemplos da vida diária introduzindo na sala de aula, visam à execução das rotinas demonstradas pelas leituras de mundo levando à compreensão da situação e sua utilização para o entendimento de conceitos matemáticos dentro do trabalho.

Na área de Português – Literatura: espera-se que os alunos adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado, conhecendo e respeitando as diferentes variedades linguísticas do português falado;
Na área de Ensino Religioso, toda sociedade possui um ethos cultural que lhe confere um caráter todo particular, e fundamenta toda a sua organização, seja ela política, social, religiosa. E não é senão a partir da compreensão desses ethos, que poderemos contribuir com as novas gerações, no seu relacionamento com novas realidades que nos são propostas: o individualismo, o descartável, a violência, etc. O conhecimento religioso enquanto patrimônio da humanidade necessita estar à disposição na Escola. Em vista da operacionalização deste processo, o Ensino Religioso visa a busca de compreensão desse sujeito, explorando temas de seu interesse, de forma interdisciplinar, com estratégias que considerem este novo perfil de indivíduos, estimulando, sobretudo, o diálogo.
"Toda religião comporta uma ética e toda ética desemboca numa religião, na mesma medida em que a ética se orienta pelo sentido do transcendente da vida humana" (Catão, p. 63). É necessário superar as errôneas e muitas vezes limitadas definições de ética e propor uma ética da consciência e da liberdade em lugar da ética da lei e da obrigação. Na raiz da Ética, como contempla o Ensino Religioso, está a busca da Transcendência que dá sentido à vida, que proporciona a plena realização do ser humano pessoal e social.
Na área de Educação Artística, entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade livre de produção artística, mas também envolve compreender o que se faz e o que os outros fazem, através do desenvolvimento da percepção estética e do conhecimento do contexto histórico em que foi feita a obra. Aqui, a arte será tratada como um objeto de cultura, criada pelo homem e dentro de um conjunto de relações. A arte faz parte das formas de conhecimento humano, dentro de uma comunidade. O ensino de arte, portanto, é um processo de articulação da experiência, de significação da relação do indivíduo com o meio e consigo mesmo. Nesse processo de articulação e ordenação, o potencial criador dialoga com as experiências anteriormente acumuladas pelo sujeito da ação, relacionando o antigo com o novo, através de uma transformação que respeita a especificidade do sujeito e o objeto a ser conhecido, dando-se aí uma aprendizagem por experiência significativa.
Na área de Educação Física, fazer do esporte uma ferramenta de inclusão social, democratizando-o, despertando o interesse e facilitando a aproximação da sociedade. Contribuir para o desenvolvimento de estratégias de atuação (compreendendo a intervenção pedagógica com o esporte como possível polo de animação cultural).
Na área de Ciências-Biologia pretende-se discutir diversos assuntos das diversas áreas da ciência da vida. Destacaremos a genética, anatomia, zoologia, botânica, ecologia, saúde, citologia entre outras áreas do conhecimento biológico. Daremos também uma atenção especial aos temas atuais, principalmente nas áreas de genética e meio ambiente. Esperamos, desta forma, estar contribuindo de maneira efetiva para a divulgação dos conhecimentos biológicos da nossa região.
Objetivo Geral:
Buscar, através de uma discussão crítica, a visão do Homem como organismo componente e modificador da Biosfera, partindo de sua contextualização como ser originalmente integrado no seu equilíbrio, avaliando suas mutações sociais e tecnológicas e identificando os efeitos dessas transformações no equilíbrio dos ecossistemas e nas formas de gerenciamento dos recursos naturais. Oportunizando, assim, o conhecimento da realidade onde estamos inseridos.
Objetivo Específico:
Geografia
*Buscar conhecer e explicar as múltiplas dimensões envolvendo a sociedade e a natureza, conjunto  de sistemas de ações (organização do trabalho, produção, circulação, consumo de mercadorias, relações familiares e cotidianas), que procura revelar as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, lutam, sonham, vivem e fazem a vida caminhar, levando os alunos a compreender melhor a realidade na qual estão inseridos, possibilitando que nela interfiram de maneira consciente e propositiva;
*Compreender essa realidade espacial, natural e humana como uma totalidade dinâmica, a fim de desenvolver senso crítico sobre o desenvolvimento social da sua comunidade.
*Ao buscar compreender as relações econômicas, políticas, sociais e suas práticas nas escalas local, regional, nacional e global, a Geografia se concentra e contribui, na realidade, para pensar o espaço enquanto uma totalidade na qual se passam todas as relações cotidianas e se estabelecem as redes sociais nas referidas escalas.
História
*Analisar os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, (cultura ou civilização);
*Resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento.
*Pesquisar com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador, estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc, a fim de entender que o passado também é importante para a compreensão do presente.
Matemática
*Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
*Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
*Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
*Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
*Levantar dados populacionais a fim de estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
*Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
*Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Língua Portuguesa- Literatura
*Construir as memórias e os talentos literários, poetas da região, lendas, costumes, folclore:
*Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
*Conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.
*Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; *Organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.;
*Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário;
Ensino Religioso:
*Desenvolvimento pleno do sujeito humano na sociedade;
*Desenvolver vínculos a fim de promover o desenvolvimento sustentável;
*Desenvolver um trabalho coletivo não só entre alunos, mas entre as comunidades.

Educação Física
*Pesquisar os diferentes tipos de esportes de cada comunidade.
*Resgatar à memória - mapear as obras artísticas onde o esporte é tematizado/representado, construindo bancos de dados a serem disponibilizados na comunidade, e interessados em geral;
*Observar à linguagem, os diálogos possivelmente observáveis entre esporte e diferentes manifestações artísticas;
*Desenvolver estratégias didático-metodológicas construídas a partir do diálogo entre esporte e diferentes manifestações artísticas;
*Discutir as representações de esporte nas comunidades vizinhas, buscando melhor entender a presença e o espaço do esporte na modernidade e na contemporaneidade;
Ciências-Biologia
*Identificar fauna e flora de cada região;
*Investigar as causas do não cumprimento das ações já que se tem consciência dos deveres;
*Estabelecer relações do crescimento da população humana com o seu impacto no equilíbrio dos ecossistemas da biosfera, considerando os diversos meios - água, ar e solo.
*Resgatar os princípios básicos das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente físico, dando ênfase ao fluxo da energia nas cadeias alimentares e à utilização cíclica da matéria pelos componentes das biocenoses.
*Elaboração de proposições para controle e preservação dos recursos naturais.
Educação Artística:
*Levar o aluno ao conhecimento das relações entre arte e história.
*Ler e discutir as razões pelas quais o artista se manifesta de diferentes formas na sua obra, e, podendo ainda criar a releitura de algumas obras de acordo com sua identificação.
*Desenvolver o senso crítico e a observação estética dos diferentes movimentos artísticos influenciado pelo momento histórico.
*Fazer um levantamento sobre o assunto nos mais diferentes meios de comunicação inclusive pesquisa de campo, selecionando todo conteúdo dos textos, fotos, etc, a fim de fazer um levantamento das características regionais artísticas.
Metodologia: Buscar-se-á através da metodologia dialética (Vasconcellos, 2002, p. 56) a mobilização para o conhecimento, visando possibilitar o vínculo significativo inicial entre o sujeito o objeto, provocando-o e desafiando-o a desenvolver estratégias, formular hipóteses, construindo pela sua ação o conhecimento através da elaboração de relações e expressão da síntese do conhecimento, sendo fundamental para a compreensão concreta com o objeto de estudo. Na metodologia dialética, a mobilização envolve uma série de questionamentos ou outras estratégias para levantar os saberes prévios dos alunos, suas leituras de mundo, suas hipóteses sobre determinado assunto ou problema para, a partir disso, colocá-lo em contato com o conhecimento historicamente sistematizado, com o objetivo de alimentar a discussão, tencionar as primeiras representações que o aluno teve sobre o objeto a ser conhecido e também para oportunizar o contato com as informações, que se encontram à disposição sobre o assunto em questão. Num processo permanente, o aluno é desafiado a elaborar e expressar o que aprendeu, a partir do que já sabia, visualizando os caminhos trilhados na construção da nova visão sobre as situações iniciais, alimentadas pela informação socialmente construída, verificando problemas regionais e formas alternativas de como saná-los. Isso se fará pela organização de momentos de síntese, através de narrativas orais, construção de cartazes, textos individuais e coletivos, desenhos e outros.
Avaliação: A formação do aluno cidadão deve ser construída paulatinamente em todas as etapas da escolarizaçãoe as disciplinas que compõem as áreas contribuem efetivamente para este objetivo. Partindo do que os alunos já sabem a respeito do mundo social, o professor como mediador buscará trazer muitas reflexões construídas a partir de observações, do convívio social e de informações veiculadas nos meios de comunicação. Esses saberes devem ser reforçados, ampliados e até mesmo reelaborados por meio de incentivo à pesquisa, estimulo à argumentação, apoio à criatividade, intercâmbio de idéias, análise e interpretação de diversas fontes e linguagens. O trabalho poderá ser registrado de forma teórica pelos alunos, a fim de que o professor, em forma de pesquisa, fora do ambiente da sala, possa avaliar a evolução do conhecimento dos alunos, de sua condição de acomodação, desequilíbrio e assimilação, para que passo a passo possa acompanhar através da ação do aluno (sujeito) para com o objeto (concreto) as operações realizadas pelo educando, ou seja, a sua aça de interiorização que transformam a ação em conhecimento e posteriormente em entendimento do mundo da matemática como parte integrante da vida e ao como algo institucionalizado que requer decoração para aprovação.

PROJETO ARTE E CULTURA

1-Dados da Autora:
Tatiana de Melo Cardoso- professora de Séries Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio da rede Estadual de Ensino. Possui curso superior em História e formação em Língua Inglesa e Espanhola.
2-Dados e perfil da equipe realizadora do projeto:
Turma única da 5ª série do Ensino Fundamental do turno da tarde é composta por 23 alunos. Adolescentes na maioria classe médias baixas, filhos de fazendeiros, capatazes de fazendas, trabalhadores autônomos e funcionários de pomares-hortifrutigranjeiros. A turma em geral possui problemas de relacionamento e dificuldades em relação a leitura e concentração. No dia-a-dia da sala de aula, são pouco participativos, demonstrando mais interesse nas aulas de artes. Por esse motivo, o desafio, de buscar nestes alunos, motivação, resgate da autonomia e valorização da cultura.
3-Tema: Arte e Cultura Gaúcha
4-Problema: Desvalorização da autêntica música gaúcha em nossa comunidade.
5-Justificativa: A comunidade lajeadense é uma autêntica guardiã e seguidora dos costumes tradicionalistas. Porém, nos últimos tempos percebe-se que na comunidade está havendo uma desvalorização da música gaúcha e da cultura local. Os adolescentes estão valorizando muito mais outros ritmos musicais do que a música regional. Para isso buscam-se trabalhar a diversidade musical gaúcha, os instrumentos usados, estilo de dança a fim de manter acesa a tradição gaúcha.
6-Objetivo Geral: Proporcionar através das aulas de artes o conhecimento da nossa cultura gaúcha, interagindo com a turma a fim de melhorar o relacionamento entre eles.
7-Objetivo Específico:
-familiarizar e resgatar a origem dos ritmos dançados nos fandangos gaúchos;
-pesquisar dentro do tema o gosto musical dos alunos;
-desenvolver habilidades de cada ritmo, proporcionando ao aluno a participação nos fandangos;
-confecção de brinquedos antigos resgatando e conhecendo a sua história.
-conhecer as leis que determinam os símbolos do Nosso estado.
8-Desenvolvimento:
Confecção do livro contando a história dos ritmos dançados nos fandangos gaúchos; adicionando uma letra de cada ritmo valorizando o gosto musical de cada aluno; coletânea de imagens e fotos ilustrando o trabalho; catalogação dos símbolos estaduais (flor, árvore, bebida, comida, animal, ave, planta medicinal; pesquisa e criação de poesias que falem dos símbolos citados; estudo da dança, postura).
9-Avaliação: a avaliação será contínua, dentro de cada aula observando a interação individual e o envolvimento integral do aluno com o tema proposto, valorizando suas vivências e aprendizagens dentro de cada etapa.

3 comentários:

Anônimo disse...

a escola esta de parabens...ex aluna

Anônimo disse...

Escola Lajeado Grande por favor corrija a palavra interdisciplinar !

Escola E.E.Médio Lajeado Grande disse...

Segundo Roberto Shinyashiki: "Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência."
Obrigada pela ajuda! Seu comentário é muito valioso para nós!