Eventos

Roda de mate com Elton Saldanha!
Intelectual e ao mesmo tempo com uma simplicidade que não se traduz em palavras, proporcionou uma manhã inesquecível a todos os presentes nesse dia. Elton Saldanha falou sobre a essência do povo gaúcho, desde sua origem até as conquistas pela sua individualidade. Desejando ver um mundo melhor, mais fraternal, onde as pessoas não humilhem as outras, pela sua origem, cultura ou religião, mas, sim, que tenham prazer de ajudar o outro, fez com que os jovens refletissem sobre o que somos e como agimos.
Elton Saldanha finalizou a manhã com uma cessão de fotos e autógrafos e cantou em capela juntamente com todos os presentes.

cedidas por elton saldanha
Mural-de-fotos-c/eltonsaldanha

Dia Dos Pais e Dia do Estudante
Oficinas de contação de histórias com a Profª Fátima, práticas de ciências com a Profª Cristina, e oficina de ilustração com a Ilustradora Karen Basso


 Palestra e oficina com o Jornalista e tradicionalista Marcio Cavalli-Promovida pela prof.ª Deise e o Grupo de Dança da escola.
 
Dia do Idoso
No dia 20-10-12 a escola homenageou os avós dos alunos com um chá organizado pelas crianças do 1º ao 5º Ano Fundamental. Nesse dia também aconteceu  uma palestra com o Sr. Orion Ciqueira sobre vida,vivencias, projetos. Também contou com apresentações tetrais, meia canha, poesias,  canto com a participação do Sr. Ivo Bavaresco e oficinas de cuidados com o corpo (corte de cabelo e manicure).
 
Fotos: Leodluz

8ª GINCANA FARROUPILHA





A Escola Estadual de Ensino Médio Lajeado Grande realiza 8ª GINCADA FARROUPILHA.
A gincana foi realizada no mês de setembro, nos dias 18-19 e 20/09/2012 durante a Semana Farroupilha, cujas festividades lembram o começo desta revolução que durou dez anos e tinha como principal objetivo a fundação de uma república independente no Estado.
A gincana teve como foco a tradição gaúcha, envolvendo atividades de cunho cultural, como teste de conhecimentos gerais, além de provas artísticas como danças, declamações, tocar um instrumento e campeiras. Estas tarefas visaram integrar além da comunidade escolar a comunidade local como pais de alunos que estiveram presentes participando da gincana lado a lado com seus filhos.
Regulamento geral: cada equipe deverá ter quinze alunos, um professor ou funcionário da Escola.  A participação dos pais é livre, não tem limite de inscrições. A equipe deverá ter um nome, bem como criar um logotipo e lema. Ser responsável pela organização do seu QG. Escolher entre os participantes quem será o patrão ou patroa. Deverá durante a gincana manter uma atitude de respeito, cooperativismo e integração. Não serão permitidas aos participantes vaias, badernas, músicas que não sejam tradicionalistas. As provas foram divididas em categorias: do 1º ao 6º Ano Fundamental e de 6ª Série a 3ª série Ensino Médio.
Provas da 6ª Série a 3ª série Ensino Médio.
 
17/09/2012- Palestra: A importância da cultura gaúcha, do jovem tradicionalista e das mulheres nas diferentes épocas.
Imagens: fotos Leodluz
 
18/09/2012- 1ª Prova: Organização de cada espaço das equipes na quadra montagem dos galpões e identificação dos participantes por crachá. Material: todo e qualquer objeto que seja característico da cultura gaúcha.
imagens: fotos leodluz
imagens: fotos leodluz
imagens: fotos leodluz

2ª Prova: Vaca Parada- Participantes: 4 (1 peão, 1 prenda, 1 professor, 1 pai/mãe). Material: Laço. Regra: participantes pilchados, laço de tento trançado, armada cerrada, 2 armadas por participante.
3ª Prova: Fazer o Chimarrão- Participantes: 1. Material: Água quente, cuia, bomba, erva mate. Regra: Fazer o chimarrão em menos tempo, colocando o chimarrão já servido em cima da mesa julgadora e tocar o cincerro, não poderá estar entupido e a água deve estar no ponto (nem frio, nem pelando). Cada juiz provará um mate
4ª Prova: Nó de lenço- Participantes: 5. Material: lenço. Regra: o participante deverá fazer 4 tipos diferentes de nós nos lenços.
19/09/2012- 1ª Prova: Continua a música. Participantes: toda a equipe- 1 representante. Regra: A equipe escolhe um participante. Começa a música, ao parar, o participante corre, bate o cincerro, e canta a música a partir de onde parou. A equipe pode ajudar caso ele não saiba.
2ª Prova:  Dança do Cepo- Participantes: 1casal por equipe. Regra: idem a dança da cadeira.
3ª Prova: Cabo de Guerra- Participantes 5 por equipe: 2 prendas 3 peões. Regra: Não pode participar pai ou professor, é obrigatório puxar em linha reta até que o lenço saia para fora do círculo.
4ª Prova: Corrida do saco- Participantes: 1 por equipe. Regra: executar a prova em linha reta sem atrapalhar os demais participantes.
5ª Prova: Trova. Participantes: 2. Material: material de apoio e pesquisa disponibilizado pela organização na secretaria para xérox, Instrumento musical (opcional). Regra: A equipe criará uma trova dentro do tema: Os Festejos Farroupilhas- Nossas Riquezas, que deverá ser apresentada por dois membros da equipe.
20/09/2012-Declamação: Simone Monteiro e Neiva Simone Cardoso Teixeira.  Apresentação grupo de dança da Escola, coordenado pela professora Viviane Ricardo. Tertúlia com danças e roda de chimarrão.
Provas do 1º ano ao 6º ano Ensino Fundamental
As provas que tiveram modificações foram:
3ª Prova do dia 18/09: Cantar um versinho. Participantes: 3 por equipe. Regra: cada participante deverá recitar um versinho.
4ª Prova do dia 18-09 : Carrega-Carrega. Participantes: 2 por equipe. Regra: Um pai por equipe deverá levar nas costas 1 componente da equipe até uma distancia determinada.
1ª Prova do dia 19/09: dança-Participante: 3 casais por equipe composto por um pai ou mãe e o filho, o professor com o aluno, um casal de aluno. Regra: o casal devera dançar um ritmo gaúcho
5ª Prova do dia 19/09: Quituteira. Participante: 1 mãe por equipe. Material: uma receita típica.
Regra: A mãe deverá vir pilchada, e ensinar a fazer uma receita típica do RS, este quitute será dividido entre as crianças.
 
imagens: fotos leodluz
Comissão Julgadora
imagens: fotos leodluz
Tatiana de Melo Cardoso-Edson Ricardo-Jaures Gomes-Carlos Lham-Leo Luz
 

Léo Ribeiro
27/08/2012
imagens: fotos leodluz
imagens: fotos leodluz
     Nesta segunda-feira chuvosa e fria, os alunos de 6ºAno a 3ª Série do EM, prepararam uma calorosa recepção ao escritor Léo Francisco Ribeiro de Souza. Escritor de 11 livros de poesia e mais de 300 canções com destaque para as canções "Brasil de Bombachas" e "Gaúchos do Litoral", semeador da cultura gaúcha  recebeu da ORCAV (Ordem dos Cavaleiros) o Título de Cavaleiro Riograndense.  Através do projeto de leitura Autor Presente, os professores juntamente com os alunos escolheram as poesias de Léo Ribeiro. O projeto desenvolvido trouxe a marca tradicionalista da cultura serrana retratada através das obras do autor. As atividades  apresentadas diversificaram-se entre danças, declamação, teatro e muita música. Com uma simplicidade autentica, Léo Ribeiro passou  o dia cercado pelas crianças e adolescentes que sentiram-se muito a vontade com a presença ilustre do homenageado.
      Obrigada Léo Ribeiro por ter aceitado o convite e ajudar a semear o gosto pela leitura em nossa futura geração!
     Parabéns pela dedicação do grupo musical formado pelos alunos Sid, Alisson, Cleo e Jonatan, à invernada comandada pela Profª Viviane Ricardo, à Profª Tatiana, Neiva Simone, Fernanda e demais professores  que comandaram juntamente com os alunos e fizeram com que esse evento acontecesse.
 
Dia do Estudante
Neste sábado, 11/08/2012, a direção e professores juntamente com o apoio do Grêmio Estudantil, realizou na escola a comemoração do Dia do Estudante. Na ocasião, foi oferecido aos alunos apresentações de canto e palestras com convidados, lanche e festa a fantazia com atividades recreativas.
imagens: fotos leodluz

Torneio de Vaca Parada e Tênis de Mesa
No dia09/07/2012 os alunos reuniram-se no saguão da EEEM Lajeado Grande para a cerimônia de premiação, referente ao Torneio de Tênis de Mesa e Vaca Parada, organizado pelos professores Egeu e Tatiana, juntamente com a direção. A entrega de medalhas aos participantes, premiou do 1º ao 4º lugar em modalidades diferentes e também prêmiou o Aluno Destaque, que foi para a aluna do 1º aninho Jênifer Cardoso Ricardo.  Parabéns a todos.
Imagens: fotos leodluz


AUTOR PRESENTE!
No dia 09 de julho de 2012, a EEEM Lajeado Grande recebeu o poeta, escritor e compositor Carlos Heráclito Mello Neves, o KALUNGA! Escritor de livros infantil e infanto juvenil, possui 17 publicações e nos contou que o décimo oitavo livro está acaminho. Através do projeto de leitura Autor Presente, os professores escolhem o autor, e as turmas escolhem a obra que querem trabalhar. Todas as áreas se envolvem na culminancia do projeto. As turmas desde o 1º Ano Fundamental até a 3ª Série do EM, juntamente com seus professores, decidem o tema para a apresentação a partir da obra do autor. No dia da vizita, os alunos se preparam com peças de  teatros, música, dança, exposições, obras de arte, etc...Para este ano, foi escolhido pelas profes do curriculo o autor Kalunga, e entre as obras escolhidas pelos alunos estava, Grenalzinho e Cidade dos meus sonhos. Já as turmas de 6º ano a 3ª série EM escolheram obras do escritos Léo Ribeiro, que virá no finalzinho do mês para o encerramento do projeto. Os alunos também tem a oportunidade de estar adquirindo outras obras do autor, além da escolhida pela turma. Esta já é a segunda vez que o autor Kalunga vem na escola.
Obrigada aos escritores por semear o gosto pela leitura em nossa escola!
Imagens:fotos leodluz


JERGS
Imagens: fotos Tati

TORNEIO DE VOLEIBOL
Imagens: fotos leodluz

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro esse tipo de atividade! Os alunos se envolvem totalmente, e os professores também!