Ensino Médio Politécnico


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Socialização

         Já estamos nos aproximando do final do mês de Abril, e o Novo Ensino Médio Politécnico ainda nos assusta muito, ainda é uma grande incógnita. Mas aos poucos e com as trocas de experiências vamos, com certeza, alcançar os objetivos e chegarmos ao ponto principal que é a qualidade da Educação.
         Sabemos o quanto é importante a troca de experiências para que possamos cada vez mais aprimorar nossos conhecimentos e desenvolver nossas práticas educativas, por isso, o caminho percorrido até aqui deve ser exposto.
         Como começamos a desenvolver nossos trabalhos com a 1ª Série do Ensino Médio? 
·         Primeiramente foi trabalhado com os alunos sobre o que pensam do mundo atual, do trabalho, das perspectivas  para o futuro, ... Através de textos e debates em sala de aula. Foi passado para a turma o filme Tempos Modernos de Charles Chaplim, que também ajudou nos debates sobre o mundo do trabalho no geral.
·         Após foi dividido a turma em grupos, de acordo com os distritos que moram, pois nossa escola acolhe alunos de diversos distritos do município de São Francisco de Paula.
·         A partir daí os alunos trabalharam em grupos, montaram uma entrevista, a qual foi aplicada para 10 moradores de cada distrito.
·         Com as entrevistas prontas os alunos se reuniram em grupos e montaram  uma apresentação, para os colegas e para os professores da 1ª Série do Ensino Médio, assim todos ficaram conhecendo um pouco mais sobre a realidade da comunidade em que estão inseridos.
·         Depois foi montada a entrevista sócio-antropológica, a qual os alunos levaram para casa e trouxeram respondida para a Escola, os professores reuniram-se e montaram o diagnóstico da turma.
·         A partir daí, foi puxado os conteúdos das Áreas do Conhecimento, para desenvolve-los dentro do tema gerador que é “Em busca de um mundo melhor”.
·         Os professores estão trabalhando, preparando suas aulas no coletivo.  

Nenhum comentário: