Minha História

Ecola Estadual de Ensino Médio Lajeado Grande

A documentação necessária para a criação da Escola foi elaborada por Manoel Cardoso de Andrade (Pequeno Cardoso), juntamente com a Profª Odazilda Demore e encaminhada a Secretaria da Educação, que tinha como Secretário Dr. Justino Quintana. Essa documentação foi passada ás mão do presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Belerophonte de Albuquerque e, após, ao Sr. Pedro Franklin Breyer, funcionário da Secretaria do Estado. Conforme Decreto nº3859 de 11 de fevereiro de 1953, foi criada a “Escola Isolada de Lajeado Grande”, com dependência administrativa e professores estaduais, mas o prédio sob responsabilidade da comunidade.
                Inicialmente as atividades escolares eram desenvolvidas em uma casa de veraneio do DAER, mas, em 1955, passou a funcionar no salão comunitário da Igreja Católica. Porém, em 1957, foi construído um prédio de madeira através de recursos financeiros fornecidos por fazendeiros da localidade em um terreno doado por Pequeno e Firmina Cardoso. A mão de obra ficou a cargo do DAER.
                Em 1974, o prefeito Luiz Antônio Salvador, recebeu o prédio da Escola Rural do Passo do Inferno, que foi desativada, fazendo a doação da mesma para Lajeado Grande, ampliando, assim, as instalações da Escola Estadual.
                Mais tarde, a escola recebeu o nome de “Escola Rural de Lajeado Grande”, posteriormente, de acordo com o Decreto nº 27624 de 04/10/78, foi reorganizada e denominada “Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Lajeado Grande”.
                Em 1985, foi autorizado o funcionamento da 6ª série do 1º Grau, sendo o processo montado com colaboração de Riograndino Fogaça. Na época o Secretario Municipal de Educação de São Francisco de Paula era o Sr. Salzano da Cunha.
                A partir de 1987 e de 1988 passaram a funcionar da 7ª e 8ª série, respectivamente. Teve papel importante no encaminhamento da documentação para essa finalidade o Sr. Adolmar Maciel e o Sr. Antônio Carlos Zavedo, sendo que o Secretario de Educação era o Sr. Plácido Stefen.
                Em dois períodos (1989 e 1992), foram realizadas reformas nas instalações da Escola com recursos do Estado. Sendo que, em 1982, foi feita a instalação elétrica nas dependências da Escola, através do auxilio do Deputado Jarbas Lima.
                O processo de nº117526-1990/93 na gestão da diretora Ana Marize Terres Cardoso solicita a construção de um novo prédio ao governo do Estado.
                A primeira professora da “Escola Estadual de Lajeado Grande”, foi Doroty Tossin. Ela trabalhava com alunos de 1ª a 5ª séries sendo que exercia, também, a função de Regente, como era denominada a diretora de “Escola Isolada”, sendo que quase não recebia gratificação para tal função.
                Em 1956, assumiu a função de Regente a professora Vanda Cardoso de Lima e Silva permanecendo até 1959, quando assumiu Selda Cardoso Fogaça que a partir de 1978 passou a exercer o cargo de “Diretora”. Em 1988, a direção passou para Ana Marize Terres Cardoso, sucedida em 1997 por Nara Rubia Cardoso Santini.
                Através da mobilização da comunidade e localidades próximas, junto ao Governo do Estado, em 2000, a Escola de Lajeado Grande ganhou novas instalações. Um novo prédio de alvenaria, com três pavimentos que foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 2000, contando com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, na época o Sr. Olívio Dutra.
                Com isso, em 2002, a Escola passou a ser denominada “Escola Estadual de Ensino Médio Lajeado Grande” sob a direção da profª Susana Birck Detânico onde foi implantado o Ensino Médio Alternativo que funcionou até 2006. A partir de então mudou para Ensino Médio voltando à direção a Profª Nara Rubia C. Santini. Em 2010 assume novamente a profª Suzana B. Detânico, que se aposentou antes de acabar sua gestão, assumindo em 2011 a profª Neiva Simone Cardoso Teixeira. Foi implantado em 2012 à 1ª Série o Ensino Médio Politécnico e para 2ª e 3ª Série o Ensino Médio Inovador.

 

Quem faz parte desta história


foto:leodluzFernanda Cardoso Ricardo


Pessoal-leodluzOlá, sou a professora Leo. Professora estadual desde 2003. Comecei a lecionar na Escola Estadual Multiseriada de 1º Grau Imcompleto José Silva Lima em Pedra Lisa, posteriormente transferida para Escola Estadual de Ensino Fundamental Hercília Petry em Ana Rech, onde trabalhei com alfabetização até abril de 2007 , sendo transferida para a Escola E.E.M Lajeado Grande, instituição a qual faço parte até hoje. Sou Pedagoga pela UCS de Caxias do Sul, com Pós Graduação em Informática na Educação pela FAP, de Santa Catarina e Gestão, Coordenação e Supervisão pela FAISA de Santo Augusto e Informática Adaptada/Dosvox pela GPEC.  Desde 2008 leciono para o 5º Ano. Trabalho também com atendimento educacional na área de Capacitação em Informática e Serviços de Manutenção em empresa própria. Sou idealista, coloco o coração em tudo o que faço, e positiva nas relações sociais, porém tenho que trabalhar a subserviência (aprender a dizer não) pois muitas vezes me sobrecarrego ajudando os outros. Isso me lembra um fraze de Paulo Freire: "O mundo encurta, o tempo se dilui, o ontem vira agora, o amanhã já está feito. Tudo muito rápido."...






 

Ana Marize Terres Cardoso
Adélia Gonçalves da Rosa








 


 

Nara Rúbia Cardoso Santini

Amália Celuderes Cardoso









 









 

Deise Cris Silva








Tatiana de Melo Cardoso
Sou a professora Tati, doscente a mais de treze anos. Licenciada em História pela UCS, cursei pelo Programa de Linguas Estrangeiras Inglês e Espanhol nessa mesma Universidade. Pós Graduada em Informática na Educação pela Faculdade de Palmitos de Santa Catarina. Trabalhei na Escola Municipal Santa Terezinha, em Canela entre os anos de 1999 e 2000. No ano de 2002 comecei a trabalhar na Escola Estadual de Ensino Médio Lajeado Grande como Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio Alternativo e também como professora de História. Atualmente continuo na mesma escola, hoje como doscente de História, Língua Inglesa e Espanhola do 6º Ano à 3ª Série do E.Médio. Procuro diversifiar as atividades, gosto de usar filmes ou vídeos com documentários,  por acreditar que é uma maneira de chamar a atenção dos estudantes. Na avaliação costumo solicitar produções textuais, pesquisas, seminários e de acordo com normas da escola, é preciso aplicar uma prova sem consulta, mas eu particularmente não creio que uma prova, prove o conhecimento de alguém. Sou muito verdadeira com meus alunos, respeito as diferenças e suas opiniões, para que eles me respeitem, mantenho sempre o diálogo e tento ser amiga deles, desta forma mantenho a disciplina e imponho limites com harmonia. Uso uma frase de um filósofo como filosofia de vida: "Posso não concordar com sua opinião, mas defendereiaté o fim o direito de dizê-la."




Viviane Ricardo

Viviane Machado










Suzemara Cardoso Succo


Marcia Oliveira Machado




Egeu Timóteo Cardoso




Claudia Cardoso da Luz



Selda Cardoso Fogaça

Neiva Simone Cardoso Teixeira
 















Nenhum comentário: