Ensino Médio





São Chico, um jeito peculiar de viver
Mais uma vez a professora de História, Tatiana organizou um belo trabalho com seus alunos. O projeto desenvolvido com alunos da 3ª série do Ensino Médio abordou o resgate dos costumes da região em um processo histórico cultural.
Tema: São Chico, um jeito peculiar de viver.
Problema: “Tenho gana de gritar que sou cria deste Estado, que nasci lá em São Chico, nas barrancas do Lajeado, é o amor chucro que tenho por este chão esverdeado.” ( Flávio Schefler e Hugo Inácio Cardoso). Através deste verso retirado da paródia de dois moradores locais, percebe-se o amor que os mais antigos cultuam pelos costumes tão fortes nessa região. Costumes esses que os jovens mesmo estando inseridos neste contexto sentem vergonha e acaba não valorizando a sua característica tão marcante que difere de outras comunidades.
Justificativa: Justificamos a abordagem desse tema visando resgatar os valores dessa cultura, mostrando aos jovens que a vida em que estão inseridos, é resultado de um processo histórico cultural de aproximadamente 200 anos. Tendo em vista percebe-se no dia a dia uma mistura, resultante de imigrações de famílias com culturas diferentes, que aqui chegaram em busca de trabalho e da própria mídia que não mostra a realidade regional tendo o eixo Rio/São Paulo como fonte de informação. O presente projeto propõe-se a investigar os motivos que levam crianças e adolescentes desta comunidade aderir a uma tendência modista a ponto de limitarem suas características individuais e do seu grupo de convívio baseado no tradicionalismo. Para tanto se espera que os jovens convivam com a diversidade sem desvalorizar a sua própria identidade.
Objetivo Geral: Proporcionar através da pesquisa e saída a campo análise histórico cultural proporcionado o conhecimento e valorização da cultura social a qual estamos inseridos. Oportunizar momentos de reflexão ao buscar discutir as transformações que a cultura vem sofrendo e o que está contribuindo para isso.
Objetivos específicos: Reconhecer as relações humanas e sociais que a coletividade estabelece em lugares e regiões, focando tanto o presente como o passado, a fim de compreender algumas das consequências das rejeições por parte dos jovens. Retomar a história sobre sua origem a fim de refletir sobre o encontro das culturas, um momento importante para se trabalhar com o tema Pluralidade Cultural. Observar elementos representados e imagens antigas (fotos, filmes...), vestimentas, decoração, a fim de chamar a atenção para o modo como são representados os grupos culturais a que pertencem, adotando um ponto de vista comparativo do ontem e hoje. Enfocar a cultura gaúcha como parte da construção da identidade local, para que possa compreender o sentido profundamente amoroso e poético de um povo. Questionar sua realidade, identificando seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, a fim de reconhecer formas de atuação e organização coletiva da sociedade. Reconhecer em seu dia a dia, semelhanças e diferenças existentes nos grupos sociais a que pertencem.
 Desenvolvimento: Primeiramente se fará a organização de roteiros de pesquisa bibliográfica, a campo, coleta de documentação histórica, fotos, relatos, filmagens, enfocando a realidade onde moram, com datas previamente determinadas. Em vários momentos serão propostas atividades e questionamentos que visam desenvolver habilidades importantes para o desenvolvimento do saber histórico dos alunos. Essas habilidades serão contempladas a partir de: observação, descrição, análise e comparação. As atividades propostas no decorrer do projeto visam o desenvolvimento de um conjunto de atitudes, valores e normas, tendo em vista a formação de um cidadão apto a viver na sociedade a que pertence.
1º momento: Pesquisa na sala de aula, exploração do tema, selecionar com o grupo quais serão responsáveis em cada parte da pesquisa, para relatar de forma escrita, através de foto ou vídeo.
2º momento: Pesquisa bibliográfica buscando informações sobre o tema na biblioteca da escola.
3º momento: Saída a campo: palestra no CTG Rodeio Serrano de São Francisco de Paula, com um grupo de pessoas engajadas no Movimento Tradicionalista Gaúcho – Visita ao Hotel Fazenda do Pinto, proprietário José e Laurendina Fonseca, casal que cultua em seu dia a dia a cultura da nossa região buscando repassar as novas gerações os valores do tradicionalismo.
4º momento: Seminário com a turma onde cada um expôs o seu diário de bordo enriquecendo todo o trabalho realizado anteriormente, construindo um hiperdocumento para organização posteriormente da apresentação em Power Point.
5 momento: Apresentação da pesquisa na 4ª Mostra Cultural da escola, aberta ao público.
Metodologia: A metodologia usada será a dialética, que envolve uma série de questionamentos para levantar os saberes prévios dos alunos, suas leituras de mundo, suas hipóteses sobre o assunto para, a partir disso, coloca-lo em contato com o conhecimento historicamente sistematizado, com o objetivo de alimentar a discussão e não de apresentar o conteúdo como uma verdade pronta e acabada. Num processo permanente, os professores estimulam e desafiam o aluno a elaborar e expressar o que aprendeu.
 Recursos: Mídias digitais: Câmera fotográfica e de vídeo, internet (EDUCARED), computador com editor de texto, Power Point, TV, Radio, entrevistas, saída a campo e livros.
Avaliação: Para esta pesquisa, utilizaremos a Avaliação Emancipatória, a qual o compromisso principal é fazer com que as pessoas envolvidas numa ação educacional, escrevam sua história e gerem suas próprias conclusões. Nessa concepção estão presentes os princípios da avaliação mediadora, diagnóstica, participativa, processual e permanente. Isso acontecerá de uma forma dinâmica, de reflexão sobre a ação, tendo como pontos de referência os objetivos estabelecidos como pontos de chegada e a análise da realidade feita previamente, a fim de diagnosticar o quanto se caminhou na trajetória percorrida. A avaliação será contínua, dentro de cada aula. A integração individual e o envolvimento integral do aluno com o tema proposto, serão revistos em cada etapa, envolvendo uma postura reflexiva que desafia professor e aluno, sendo um momento que permite o pensar sobre a prática, valorizando suas vivências e aprendizagens dentro de cada etapa do projeto. Dessa forma o registro dos dados coletados será de extrema importância para investigar as diferenças, num profundo respeito ao processo ocorrido.


REVISTA LITERÁRIA
A professora de Literatura Fernanda Cardoso Ricardo, mediou à produção de uma revista literária junto aos alunos da turma do 3ª Série do ensino Médio. O trabalho desenvolvido, durante as aulas de Literatura resultou em uma revista com contos de: humor, policial, terror, aventura, suspense, onde os alunos-autores buscaram inspiração na própria biblioteca da escola. A partir de suas produções escritas e também de ilustrações algumas feitas por eles mesmos, a turma da 3ª série do ensino médio fez a montagem da revista no laboratório de informática da escola, que, mesmo sem Internet e scanner serviu muito bem para a culminância dessa obra. Parabéns a Professora e aos alunos pela bela produção. Sucesso!!!

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