A escola


Regimento da Escola
Regimento do Novo Ensino Médio
Formar cidadãos críticos e conscientes; problematizar a realidade e transforma-la quando possível.
Inclusão social; transformação da realidade pela ação crítica, cidadãos críticos e conscientes.
Assegurar ao aluno a formação comum para o exercício da cidadania, oferecer-lhe meios de progredir no trabalho e nos estudos.
Assegurar ao aluno a formação comum para o exercício da cidadania, oferecer-lhe meios de progredir no trabalho e nos estudos; permanente instrumentalização dos educandos.
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos, preparação básica para o trabalho e a cidadania, aprimoramento do aluno como pessoa humana – formação ética e intelectual, compreensão e relação da teoria com a prática.
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos, preparação básica para o trabalho e a cidadania, aprimoramento do aluno como pessoa humana – formação ética e intelectual, compreensão e relação da teoria com a prática.
Conjunto que envolve os componentes, conteúdos, experiências de vida, todas as atividades desenvolvidas pelos professores, envolvendo as áreas do conhecimento a partir da realidade e articulado ao saber científico, respeitando as diferenças dos alunos.
Conhecimento e provisório, histórico, permanente na busca da compreensão, organização e transformação do mundo vivido, é o conhecimento a partir da realidade. A Escola deve ser o lugar para captar o conjunto das relações e inter-relações além de resgatar o espaço de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Os conteúdos devem ser organizados a partir da realidade.
Os Planos de Estudos são resultados de elaboração coletiva da Escola e segmentos, sob a coordenação da equipe diretiva/ pedagógica e orientações da Entidade Mantenedora, sendo os mesmos submetidos à apreciação da comunidade escolar. Os Planos são enviados a 4ª CRE para análise e posterior aprovação.
Os Planos de Estudos são construções coletivas do currículo desenvolvido em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Escola. E devem contemplar as áreas do conhecimento e suas cargas horárias. Os Planos de Estudos são resultados de elaboração coletiva da Escola e segmentos, sob a coordenação da equipe diretiva/ pedagógica e orientações da Entidade Mantenedora, sendo os mesmos submetidos à apreciação da comunidade escolar. Os Planos são enviados a 4ª CRE para análise e posterior aprovação.
Os Planos de Trabalho dos professores em consonância com os Planos de Estudos preserva a coerência com o Projeto Político Pedagógico e a legislação vigente.
Os Planos de Trabalho dos professores em consonância com os Planos de Estudos preserva a coerência com o Projeto Político Pedagógico e a legislação vigente e também permite a avaliação do processo de aprendizagem. Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa, registro escrito e sistematizado do planejamento do professor.
A Escola baseia-se no diálogo, situações de aprendizagens, espaços de observações, projetos, situações problemas. O conteúdo é um meio para desenvolver competências. O conhecimento passa ser trabalhado de forma interdisciplinar construindo os conceitos. O educador passa a ser intermediário entre o conhecimento do aluno.
Interdisciplinaridade; pesquisa estruturada e praticada através de Projeto Vivencial; Trabalho como princípio educativo (microeletrônica), a tecnologia faz parte da vida do ser humano.
Processo contínuo, participativo, cumulativo e interativo. A avaliação abrange dois focos distintos: Escola e segmentos: aluno no seu desempenho escolar.
Avaliação Emancipatória, processo contínuo e cumulativo, participativo e formativo, diagnóstico e investigativo, sempre provisório, histórico, singular. O professor necessita utilizar vários instrumentos de trabalho.
Regimento escolar contínuo e cumulativo, predominância dos aspectos qualitativos. Considera-se aprovado o aluno que obtiver aproveitamento escolar igual ou superior a 60 pontos.
Aprofundamento da formação adquirida na etapa anterior, o aluno é também responsável pelo seu ato de aprender. No final do ano letivo, o Resultado Final segue a seguinte formulação: Construção Parcial da Aprendizagem, conforme situação da cada aluno.
Os Estudos de Recuperação acontecem paralelos ao ano letivo para os alunos de baixo rendimento escolar,
A Escola necessita oferecer atendimento paralelo, mas simultâneo ao processo de aprendizagem, permanecendo a necessidade dos estudos de recuperação. A escola deve oferecer outro espaço, outro momento e outro professor responsável pela atividade.
O Regime de Progressão Parcial permite ao aluno que não obteve êxito em um componente curricular ser promovido à série seguinte com atendimento específico paralelo à série que irá cursar.
O Regime de Progressão Parcial permite ao aluno que não obteve êxito em uma área do conhecimento, em um ou mais componente curricular dessa mesma área, ser promovido à série seguinte com atendimento específico paralelo à série que irá cursar.
A classificação pode ser feita por: promoção, transferência, independentemente da escolarização anterior.
A classificação pode ser feita por: promoção, transferência, independentemente da escolarização anterior.
A Escola identifica tais alunos e oportuniza tanto quanto o permitam suas capacidades e esforços, mediante avaliação específica.
A Escola identifica tais alunos e oportuniza tanto quanto o permitam suas capacidades e esforços, mediante avaliação específica.
A freqüência mínima para aprovação é de 75% das atividades escolares programadas.
A freqüência mínima para aprovação é de 75% das atividades escolares programadas. Os educadores devem registrar as presenças e ausências dos educandos. As atividades de infrequência realizados dentro do período letivo devem ser registradas em lista de controle específica, da qual devem constar as atividades de estudos que o aluno não participou e deve ser resgatada. Isso também serve para alunos com falta justificada.
O Conselho Escolar tem por função consultiva, deliberativa e fiscalizadora, nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras.
O Conselho Escolar tem por função consultiva, deliberativa e fiscalizadora, nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras. É composto por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. O Conselho Escolar reflete a Gestão Democrática.

2 comentários:

André Fioreze disse...

Bom dia!

Aqui é André Fioreze Secretário da Escola Tiradentes. Estou tentando contato por telefone mas não consigo. Gostaria de conversar a respeito da aluna Natália Mendes de Oliveira do 2º Ano. Ela foi declarada no Censo escolar pela vossa Escola mas na verdade ela ainda é nossa aluna pois eles foram embora de Flores e não deixaram o endereço de destino. Ela tem dois irmãos que não sei em qual escola estão. Péterson e Eduarda. Nós precisamos do Atestado de vaga para enviar o Histórico escolar. e quanto ao Censo eram nossos alunos na data base que é 11/03.

André Fioreze disse...

Favor ligar para a Escola Tiradentes de Flores da Cunha - RS Fone 54 3292-7818
Email: escola.tiradentes@floresdacunha.rs.gov.br A respeito da aluna Natália.