Regimento da Escola
|
Regimento do Novo Ensino Médio
|
Formar cidadãos críticos e
conscientes; problematizar a realidade e transforma-la quando possível.
|
Inclusão social; transformação
da realidade pela ação crítica, cidadãos críticos e conscientes.
|
Assegurar ao aluno a formação
comum para o exercício da cidadania, oferecer-lhe meios de progredir no
trabalho e nos estudos.
|
Assegurar ao aluno a formação
comum para o exercício da cidadania, oferecer-lhe meios de progredir no
trabalho e nos estudos; permanente instrumentalização dos educandos.
|
A consolidação e o
aprofundamento dos conhecimentos, preparação básica para o trabalho e a
cidadania, aprimoramento do aluno como pessoa humana – formação ética e
intelectual, compreensão e relação da teoria com a prática.
|
A consolidação e o
aprofundamento dos conhecimentos, preparação básica para o trabalho e a
cidadania, aprimoramento do aluno como pessoa humana – formação ética e
intelectual, compreensão e relação da teoria com a prática.
|
Conjunto que envolve os componentes,
conteúdos, experiências de vida, todas as atividades desenvolvidas pelos
professores, envolvendo as áreas do conhecimento a partir da realidade e
articulado ao saber científico, respeitando as diferenças dos alunos.
|
Conhecimento e provisório,
histórico, permanente na busca da compreensão, organização e transformação do
mundo vivido, é o conhecimento a partir da realidade. A Escola deve ser o
lugar para captar o conjunto das relações e inter-relações além de resgatar o
espaço de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Os conteúdos devem ser
organizados a partir da realidade.
|
Os Planos de Estudos são
resultados de elaboração coletiva da Escola e segmentos, sob a coordenação da
equipe diretiva/ pedagógica e orientações da Entidade Mantenedora, sendo os
mesmos submetidos à apreciação da comunidade escolar. Os Planos são enviados
a 4ª CRE para análise e posterior aprovação.
|
Os Planos de Estudos são
construções coletivas do currículo desenvolvido em consonância com o Projeto
Político Pedagógico da Escola. E devem contemplar as áreas do conhecimento e
suas cargas horárias. Os Planos de Estudos são resultados de elaboração
coletiva da Escola e segmentos, sob a coordenação da equipe diretiva/
pedagógica e orientações da Entidade Mantenedora, sendo os mesmos submetidos
à apreciação da comunidade escolar. Os Planos são enviados a 4ª CRE para
análise e posterior aprovação.
|
Os Planos de Trabalho dos
professores em consonância com os Planos de Estudos preserva a coerência com
o Projeto Político Pedagógico e a legislação vigente.
|
Os Planos de Trabalho dos
professores em consonância com os Planos de Estudos preserva a coerência com
o Projeto Político Pedagógico e a legislação vigente e também permite a
avaliação do processo de aprendizagem. Pressupõe a reflexão sistemática da
prática educativa, registro escrito e sistematizado do planejamento do
professor.
|
A Escola baseia-se no diálogo,
situações de aprendizagens, espaços de observações, projetos, situações
problemas. O conteúdo é um meio para desenvolver competências. O conhecimento
passa ser trabalhado de forma interdisciplinar construindo os conceitos. O
educador passa a ser intermediário entre o conhecimento do aluno.
|
Interdisciplinaridade; pesquisa
estruturada e praticada através de Projeto Vivencial; Trabalho como princípio
educativo (microeletrônica), a tecnologia faz parte da vida do ser humano.
|
Processo contínuo,
participativo, cumulativo e interativo. A avaliação abrange dois focos
distintos: Escola e segmentos: aluno no seu desempenho escolar.
|
Avaliação Emancipatória,
processo contínuo e cumulativo, participativo e formativo, diagnóstico e
investigativo, sempre provisório, histórico, singular. O professor necessita
utilizar vários instrumentos de trabalho.
|
Regimento escolar contínuo e
cumulativo, predominância dos aspectos qualitativos. Considera-se aprovado o
aluno que obtiver aproveitamento escolar igual ou superior a 60 pontos.
|
Aprofundamento da formação
adquirida na etapa anterior, o aluno é também responsável pelo seu ato de
aprender. No final do ano letivo, o Resultado Final segue a seguinte
formulação: Construção Parcial da Aprendizagem, conforme situação da cada
aluno.
|
Os Estudos de Recuperação
acontecem paralelos ao ano letivo para os alunos de baixo rendimento escolar,
|
A Escola necessita oferecer
atendimento paralelo, mas simultâneo ao processo de aprendizagem,
permanecendo a necessidade dos estudos de recuperação. A escola deve oferecer
outro espaço, outro momento e outro professor responsável pela atividade.
|
O Regime de Progressão Parcial
permite ao aluno que não obteve êxito em um componente curricular ser
promovido à série seguinte com atendimento específico paralelo à série que
irá cursar.
|
O Regime de Progressão Parcial
permite ao aluno que não obteve êxito em uma área do conhecimento, em um ou
mais componente curricular dessa mesma área, ser promovido à série seguinte
com atendimento específico paralelo à série que irá cursar.
|
A classificação pode ser feita
por: promoção, transferência, independentemente da escolarização anterior.
|
A classificação pode ser feita
por: promoção, transferência, independentemente da escolarização anterior.
|
A Escola identifica tais alunos
e oportuniza tanto quanto o permitam suas capacidades e esforços, mediante
avaliação específica.
|
A Escola identifica tais alunos
e oportuniza tanto quanto o permitam suas capacidades e esforços, mediante
avaliação específica.
|
A freqüência mínima para
aprovação é de 75% das atividades escolares programadas.
|
A freqüência mínima para
aprovação é de 75% das atividades escolares programadas. Os educadores devem
registrar as presenças e ausências dos educandos. As atividades de
infrequência realizados dentro do período letivo devem ser registradas em
lista de controle específica, da qual devem constar as atividades de estudos
que o aluno não participou e deve ser resgatada. Isso também serve para
alunos com falta justificada.
|
O Conselho Escolar tem por
função consultiva, deliberativa e fiscalizadora, nas questões pedagógicas,
administrativas e financeiras.
|
O Conselho Escolar tem por
função consultiva, deliberativa e fiscalizadora, nas questões pedagógicas,
administrativas e financeiras. É composto por representantes de todos os
segmentos da comunidade escolar. O Conselho Escolar reflete a Gestão
Democrática.
|
A escola
Assinar:
Postagens (Atom)
2 comentários:
Bom dia!
Aqui é André Fioreze Secretário da Escola Tiradentes. Estou tentando contato por telefone mas não consigo. Gostaria de conversar a respeito da aluna Natália Mendes de Oliveira do 2º Ano. Ela foi declarada no Censo escolar pela vossa Escola mas na verdade ela ainda é nossa aluna pois eles foram embora de Flores e não deixaram o endereço de destino. Ela tem dois irmãos que não sei em qual escola estão. Péterson e Eduarda. Nós precisamos do Atestado de vaga para enviar o Histórico escolar. e quanto ao Censo eram nossos alunos na data base que é 11/03.
Favor ligar para a Escola Tiradentes de Flores da Cunha - RS Fone 54 3292-7818
Email: escola.tiradentes@floresdacunha.rs.gov.br A respeito da aluna Natália.
Postar um comentário